fbpx

ESQUECEU SEUS DADOS?

Áreas de Atuação

A Escola de Educação Especial CEREPAL  é pioneira no Estado do Rio Grande do Sul no ensino especial às crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Fundada em 20 de março de 1974, conforme publicação no Diário Oficial, atende alunos a partir dos 4 anos de idade, possuindo classes de Educação Infantil, Ensino Fundamental – série iniciais e Oficinas Pedagógicas.

A adequação postural é um ramo da tecnologia assistiva que tem como objetivos: ser confortável, aliviar pontos de pressão, aumentar ou facilitar a função, proporcionar suporte corporal.

O CEREPAL dispõe de um moderno serviço de adequação postural digitalizada, sendo referência no Estado do Rio Grande do Sul para tal serviço. Este procedimento é realizado por uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional habilitadas para executar este procedimento.

Na Fisioterapia Neuropediátrica os pacientes possuem atendimentos sistemáticos e individualizados que tem por objetivo a estimulação do desenvolvimento e o aprendizado motor, promovendo experiências motoras adequadas, preparando para maior variedade de habilidades funcionais, dentro das possibilidades de cada criança, adolescente ou adulto, o que propicia uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

O setor de fisioterapia, juntamente com a Terapia Ocupacional é responsável pelo desenvolvimento do programa: Integração Sensorial – organiza o processo de informações sensoriais do Sistema Nervoso Central e busca o tratamento aos déficits resultantes de falhas na integração dessas informações.

A Fisioterapia Aquática consiste em um método terapêutico que utiliza a água como componente de tratamento e tem sido utilizada por diferentes culturas há muitos séculos. É fundamentada no movimento humano, tendo um planejamento específico e adequado para cada paciente. Seus resultados têm se demonstrando muito positivo no tratamento e na prevenção de várias patologias, ampliando a perspectiva de recuperação para muitos indivíduos.

Seus benefícios são advindos das propriedades físicas da água (massa, peso, densidade relativa, pressão hidrostática, flutuação, turbulência, tensão superficial e viscosidade) que desempenham papel fundamental para fins terapêuticos. A flutuação, por exemplo, atua no suporte às articulações reduzindo a descarga de peso corporal, e é capaz de proporcionar assistência ou resistência ao movimento na água.

Os principais efeitos terapêuticos dos exercícios na água estão relacionados ao:

  • Alívio da dor e espasmos musculares;
  • Manutenção ou aumento da amplitude do movimento das articulações;
  • Fortalecimento dos músculos enfraquecidos e aumento da tolerância aos exercícios;
  • Reeducação dos músculos paralisados;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Manutenção e melhora do equilíbrio, coordenação motora e da postura;
  • Melhora das atividades funcionais;

A extensão dos efeitos da terapia aquática dependerá da temperatura da água, da duração do tratamento, do tipo e intensidade do exercício e da necessidade específica de cada indivíduo.
No Cerepal, além do atendimento individual do paciente, orientado por um fisioterapeuta, existe a opção de um atendimento a grupos de crianças e suas mães. Este atendimento em grupo tem por objetivo o fortalecimento do vinculo entre mães e filhos, proporcionando trocas de experiências, um ambiente motivador e o desenvolvimento de habilidades.
A Fisioterapia Aquática proporciona à criança um ambiente lúdico, diferenciado, que favorece a realização de diversos manuseios e permite uma abordagem complementar à Fisioterapia em solo.

Possui uma gama variada de indicações:

  • Neurológicas – Paralisia Cerebral, Mal de Parkinson, Alzheimer, seqüelas de acidente vascular cerebral (AVC), poliomielite, doenças degenerativas do sistema nervoso, como distrofias musculares;
  • Reumáticas – Artrite reumatóide, Espondilite, Anquilosante, Osteroartrites ou Artroses, Tendinites, Bursites, Discopatias degenerativas;
  • Ortopédicas e Traumatológicas – Fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, Alterações posturais, Entorses, Luxações, Lesões impactantes;
  • Respiratórias;
  • Cardíacas.

Também conhecida como fisioterapia aquática , é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno de 34°C.

Este tratamento é indicado para várias patologias: neurológicas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, em lesões musculares e em dores articulares.

No CEREPAL os atendimentos são realizados por fisioterapeutas capacitados, com base em técnicas de atendimentos para pacientes adultos, conforme sua patologia e de acordo com suas necessidades. Já nos atendimentos infantis, são realizados três princípios básicos, ou seja, três fases para trabalhar com a hidroterapia, que são: adequação, estabilização e movimento. Com base nas técnicas e princípios buscamos uma melhor qualidade nos atendimentos e o bem-estar a todos os pacientes.

Fonoaudiologia é a especialidade que se ocupa da prevenção, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. Utilizando diversos recursos e tecnologias, o fonoaudiólogo trata de deficiências de fala, audição, voz, escrita ou leitura.

Dentro desta área é trabalhada a comunicação suplementar ou alternativa, auxiliando crianças com dificuldade de aprendizado da linguagem e adultos vítimas de acidente ou doença grave que afetam a comunicação oral.

No Cerepal a Psicologia é uma área de apoio aos setores terapêuticos e educacionais que tem como objetivo o atendimento de pacientes com deficiência física e atraso neuropsico-motor, com manifestações comportamentais, não graves, provindas desse quadro clinico.

A psicologia interage com as outras áreas visando que os pacientes possam obter uma reabilitação social, tentando detectar fatores emocionais de exclusão social:

  • Transtornos de personalidade;
  • Transtornos aditivos;
  • Transtornos autísticos e psicóticos;
  • Transtornos de humor e ansiedade não provenientes do quadro de deficiência física;
  • Episódios delirantes e/ou alucinações.

O setor de Terapia Ocupacional tem como objetivo a avaliação e o desenvolvimento da funcionalidade dos membros superiores, visando o favorecimento da independência na realização das Atividades de Vida Diária (AVD’s) e das Atividades de Vida Prática (AVP’s), bem como a indicação de adaptações e mobiliários que contribuam para uma maior autonomia do indivíduo.

Assim, podemos dizer que a Terapia Ocupacional é o tratamento das condições físicas, mentais e sociais, através de atividades específicas para ajudar as pessoas a alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência.

No Cerepal, o setor de Terapia Ocupacional é responsável pelo desenvolvimento dos seguintes programas:

Adequação Postural – onde são realizadas avaliações, prescrições e confecções de adaptações para cadeiras de rodas.

Oficina de Órteses – onde são realizadas avaliações, prescrições e confecções de órteses para os membros superiores.

Reabilitação virtual  Wii  –  proporciona e potencializa os benefícios e satisfação nas atividades relacionadas com objetivos terapêuticos favorecendo a interação e motivação.

Integração Sensorial – organiza o processo de informações sensoriais do Sistema Nervoso Central e busca o tratamento aos déficits resultantes de falhas na integração dessas informações.

Sendo a Nutrição adequada uma condição fundamental para um bom desenvolvimento de qualquer criança ou adolescente, tenha ela ou não paralisia cerebral, o Centro de Reabilitação de Porto Alegre – CEREPAL – estabeleceu como fundamental a necessidade de contar com o serviço de Nutrição como meio de garantir um melhor resultado das áreas de Habilitação, Reabilitação e Educação Especial.

Sabemos que as crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral, em sua maioria, sofrem limitação da quantidade de alimento ingerido devido às perdas que ocorrem durante o processo de alimentação, já que parte deste alimento é tossido ou babado por falta de controle da boca. Como forma de reduzir esta perda e orientar as famílias a nossa entidade conta com o serviço de nutrição que é dividido em duas áreas: a clínica e a produção.
A área clínica funciona como um trabalho de prevenção e auxílio no tratamento para melhor qualidade de vida dos pacientes do CEREPAL e de seus familiares. Tem como enfoque a melhora dos pacientes com baixo peso, sobrepeso, obesidade ou ainda a implementação de reeducação alimentar.

O CEREPAL conta com Setor Médico que é responsável pela avaliação dos pacientes, indicando o melhor tratamento, acompanhando a evolução dos atendimentos, encaminhando pacientes para outros serviços médicos, realizando avaliações pré e pós cirúrgicas, indicando próteses, realizando  procedimentos e prescrições de medicações e demais demandas de nossa clientela.

O Setor Médico atua de forma multidisciplinar interagindo com a equipe de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, pedagogas, psicólogas, assistentes sociais e nutricionista.

Nosso setor médico conta com as especialidades de Neuropediatria e Fisiatria:

Neuropediatria – também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil constitui uma especialidade médica dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou na adolescência. A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba não somente o tratamento, mas principalmente o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica, acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da elucidação e orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentados pela criança.

Fisiatria – também denominada Medicina Física e Reabilitação constitui uma especialidade médica responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves como uma dor nas costas (lombalgia) até lesões mais graves como sequelas de um “derrame”cerebral (acidente vascular cerebral).

No CEREPAL seu principal objetivo é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalhando de forma multidisciplinar, em associação com outros profissionais de saúde, dando valiosa contribuição da sua experiência em reabilitação prescrevendo órteses ou próteses, orientando o uso de meios físicos como calor, frio e eletricidade, orientação postural e de exercícios para a melhoria da qualidade de vida.

Órteses são dispositivos aplicados a qualquer parte do corpo tendo como função estabilizar ou imobilizar, prevenir ou corrigir deformidades, proteger contra lesões e maximizar a função.

A Oficina de Órteses para os Membros Superiores do CEREPAL, é realizada pelos Terapeutas Ocupacionais, profissionais capacitados na produção destes equipamentos. Utilizamos o Eseform, que é um termoplástico de baixa temperatura, na modelagem de nossas órteses.

No CEREPAL o Serviço Social tem como objetivo, prestar assistência às famílias ou responsáveis de nossos pacientes, valorizando a proteção e preservação de vínculos, proporcionando acolhida e fortalecendo a necessidade da participação da família no processo de reabilitação, educação e saúde, evidenciando que seu comprometimento faz parte do desenvolvimento de seu filho nas diversas áreas.

Realiza encaminhamentos ou providências em relação a recursos da comunidade que venham a necessitar por ocasião de alguma vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privações ou outras dificuldades.Sua atuação é baseada na política pública de assistência social e os segmentos de atendimento as necessidades das pessoas com deficiência.

Criado em 23 de abril de 1979 o Clube de Mães tem como objetivo principal ser um local de suporte e troca de experiências de familiares que trazem seus filhos para atendimento e procuram aproveitar o tempo disponível de maneira objetiva. Além disso, o Clube de Mães é responsável pela realização de vários eventos, entre eles: Chás, Cursos, Galetos e um Brechó permanente, sendo que toda a arrecadação obtida nestes eventos é destinada para a manutenção das atividades do CEREPAL.

ASSINE NOSSA LISTA VIP

Inscreva-se para receber informações sobre nossas atividades e eventos em primeira mão.

DEPOIMENTOS

TOPO
Olá! Como podemos ajudar?
Powered by