Projeto MOVERE é apresentado a escola do CEREPAL

Doutora em neurociência apresenta Projeto MOVERE aos colaboradores da Escola do CEREPAL

A Escola de Educação Especial do CEREPAL recebeu, no dia 22/07, a Doutora Caren Bernardi como palestrante, integrando a Programação de Formação Continuada das Professoras, Educadoras e Monitoras da Escola da Instituição. O tema abordado foi o Projeto MOVERE, que idealiza atividades de expressão corporal, como dança aos estudantes. Criadora do projeto, Dra. Caren é Fisioterapeuta que atua em Neuropediatria, Doutorada em Neurociências pela UFRGS e Professora da UFCSPA, além de coordenar vários projetos de extensão na área.

Segundo a Diretora da Escola, Márcia Coiro, o projeto faz parte das atividades pedagógicas programadas para o segundo semestre letivo de 2021. “Temos a obrigação de propiciar aos nossos estudantes atividades que diversifiquem seu universo de possibilidades. Espaço e movimento são dimensões importantes para o aprendizado de conceitos como o tempo, para o desenvolvimento de competências, socioemocionais, uso da linguagem, do afeto, da empatia e do respeito com o outro. De forma lúdica nossos estudantes aprendem um conjunto de aspectos relevantes e significativos para suas vidas. A educação é vida e projetos como este são pequenas gotículas que se formam e se replicam no cotidiano de cada um”, afirma a diretora.

Entre os objetivos na implementação do projeto estão: 1) a inclusão social; 2) a qualidade de vida dos alunos; 3) a interdisciplinaridade; e 4) o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Para isso, explica a professora Caren, o projeto conta com um modelo Biopsicossocial, que trabalha com 6 áreas consideradas relevantes para o desenvolvimento e avaliação de crianças e adolescentes com deficiências. Essas áreas são chamadas de “F-Words”, traduzidas para o português como “Minhas Palavras Favoritas” pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência (LEPTOI), e são elas: Família, Amigos, Saúde, Função, Futuro e Diversão.

Cada uma das palavras associa-se com domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), sendo elas relacionadas: função – atividade; família – fatores ambientais; saúde – estrutura e função do corpo; diversão – fatores pessoais; amigos – participação; e futuro – engloba todos os componentes.

Ao final da exposição, a Presidente da Instituição, Inajara Lafourcade, que assistiu a palestra e participou da Formação Continuada junto com os profissionais, discursou em agradecimento a disponibilidade da Doutora e Professora Caren Bernardi.